O Honda HR-V é o mais novo desafiante do Ford EcoSport.
Equipado
com motor 1.8 e câmbio automático, o HR-V pega as versões 2.0
automáticas 4x2 do rival. A Honda não divulgou os preços do HR-V, mas
disse que ele custaria de R$ 70 000 a R$ 90 000, em quatro versões.
O
Ford tem três versões 2.0 automáticas (SE, FreeStyle e Titanium), com
preços de R$ 75 000 a R$ 86 800, e a briga mais paralela deve ocorrer
entre a Titanium do EcoSport e a EX do HR-V.
Na pista de
testes, os dois seguiram andando juntos. Nas provas de desempenho e de
consumo, eles ficaram tecnicamente empatados. O HR-V se saiu melhor nas
frenagens, no entanto. Vindo a 80 km/h, ele parou em 25,8 metros,
enquanto o Eco fez o mesmo em 28,5 metros. Essa diferença pode ser
atribuída ao fato de o Honda ter freio a disco nas quatro rodas, diante
do sistema com discos na dianteira e tambores na traseira do Ford. Além
disso, o HR-V tem pneus maiores (215/55 R17 contra os 206/60 R16 do
Ford), que também contribuíram no desempenho nas frenagens.
O
câmbio automatizado de dupla embreagem ajudou o Eco a ter reações mais
rápidas no trânsito. Mas o rival foi mais habilidoso ao contornar
curvas, graças à direção mais precisa e à suspensão mais firme.
O
Ford levou vantagem nos itens de conforto, que traz ar-condicionado
digital e bancos parcialmente revestidos de material que imita couro,
enquanto no Honda esses equipamentos só estão disponíveis na
configuração mais cara. Os dois SUVs contam com centrais multimídia,
como conexão com sistemas de áudio e celulares - o Honda até tem um
equipamento mais sofisticado, mas apenas na versão EXL, mais cara.
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